O QUE ACONTECEU COM OS FILHOS DE CLEÓPATRA APÓS A SUA MORTE?
A morte da Rainha do Nilo deixou os herdeiros em uma situação conturbada
Considerada uma das faraós mais conhecidas do Egito Antigo, Cleópatra — também chamada de Rainha do Nilo — morreu no dia 12 de agosto de 30 a.C., em Alexandria. Acredita-se que ao lado de seu marido, o general Marco Antônio, a soberana colocou um fim em sua própria vida.
Ao todo a rainha teve quatro filhos: o primogênito Ptolemeu XV, o Cesarião, filho de Júlio César, e três herdeiros com Marco Antônio, os gêmeos Alexandre Hélio e Cleópatra Selene II e o caçula Ptolemeu Filadelfo.
Confira abaixo o destino dos filhos de Cleópatra, após a morte da soberana:
1. Ptolemeu XV, o Cesarião
Ptolemeu XV, mais conhecido como Cesarião, foi o primogênito e o único filho de Cleópatra com Júlio César, que nunca o reconheceu oficialmente. Nascido em 47 a.C., o último soberano da dinastia Ptolomaica foi co-governante da Rainha do Nilo, sendo proclamado como co-regente, aos três anos de idade.
De acordo o historiador Plutarco, a teoria mais aceita é que após a morte de Marco Antônio e Cleópatra, Cesarião tenha sido persuadido pelo seu tutor Teodoro, a voltar à Alexandria e retomar o trono. No entanto, acredita-se que quando chegou no local, o jovem tenha sido preso e executado, sob as ordens de seu meio-irmão Otaviano, o imperador de Roma.
2. Cleópatra Selene II
Nascida em Alexandria no dia 25 de dezembro de 40 a.C., Cleópatra Selene II era irmã gêmea de Alexandre Hélio. Aos sete anos de idade, a pequena herdeira foi nomeada rainha de Cirene, durante as Doações de Alexandria. Entretanto, logo após o suicídio de seus pais, a garota foi enviada à Roma, enquanto tentava fugir para Tebas, ao lado de seus irmãos.
O imperador romano, por sua vez, ordenou que a garota fosse educada em Roma por sua irmã, Octávia. Mais tarde, Otaviano apresentou o rei erudito Juba II de Mauritânia à jovem. Logo após o casamento, o casal reinou por pouco tempo em Numídia, pois o povo não concordava com os valores romanos impostos por Juba II.
Após uma rebelião, o casal partiu em direção à Mauritânia, onde batizaram a capital com o nome de Cesareia — atual Cherchell, na Argélia. Juba II e Cleópatra Selene II tiveram dois filhos: Ptolomeu da Mauritânia, que foi assassinado a mando de seu primo e uma menina cuja a identidade é desconhecida — embora seja chamada de Drusila por alguns historiadores e Cleópatra por outros.
Com grande influência na política de seu marido, Cleópatra Selene II contribui para o comércio pelo mar Mediterrâneo. Entretanto, veio a falecer aos 45 anos de idade, em Cherchell, na Mauritânia.
3. Alexandre Hélio
Irmão gêmeo de Cleópatra Selene II, Alexandre Hélio, assim como sua irmã, foi capturado por tropas romanas e enviado ao império. Pouco se sabe sobre o que aconteceu com Alexandre Hélio, que foi mencionado uma única vez por Cassius Dio, que afirmou que a vida dele teria sido poupada como presente de casamento à Cleópatra Selene II.
No entanto, sabe-se que assim que chegou à Roma, Alexandre Hélio desapareceu de todos os registros históricos da época. Sem deixar rastros, acredita-se que o rapaz tenha morrido antes de atingir a fase adulta.
4. Ptolemeu Filadelfo
Pouco se sabe sobre o destino do quarto e último filho de Cleópatra, chamado Ptolemeu Filadelfo. O caçula da Rainha do Nilo, nasceu aproximadamente entre novembro e dezembro de 37 a.C. Durante as Doações de Alexandria, Ptolemeu tornou-se, ainda, o governante da Síria, Fenícia e Cilícia.
No entanto, o destino de Ptolomeu Filadelfo até hoje permanece um mistério. Acredita-se que o garoto tenha sido enviado à Roma, junto com os gêmeos. No entanto, segundo Duane Roller, Ptolomeu Filadelfo possivelmente não sobreviveu até a fase adulta, em decorrência de alguma doença da época.
Fonte: