TÚMULO DE CLEÓPATRA E MARCO ANTÔNIO ESTÁ PERTO DE SER LOCALIZADO


Local pode trazer mais revelações sobre o casal mais famoso da História

A localização da tumba de Cleópatra, rainha que governou o Egito no primeiro século antes de Cristo, é um dos maiores mistérios da Arqueologia. Enterrada junto a Marco Antônio em seu último ninho de amor, essa poderosa mulher foi um símbolo de inteligência, diplomacia e estratégia.

Última rainha da dinastia de Ptolomeu, Cleópatra governou o Egito entre 51 a.C. e 30 a.C. Acostumada ao luxo e à fartura desde que nascera, a garota cresceu entre políticos e pensadores, viajando muito com o pai Ptolomeu XII e tendo ótima educação. Sabia aritmética, geometria, música e astrologia, formou-se em retórica e aprendeu nove línguas, inclusive hebraico, troglodita (uma língua etíope) e egípcio (coisa que nenhum ancestral seu fez).

Entretanto, os romanos (que tomaram o território egípcio como uma simples colônia de Roma após a morte de Cleópatra) atrelaram toda a história da última faraó à sua sexualidade. Afinal, era melhor pensar que a mulher mais poderosa do mundo no século 1 a.C. conseguiu quase tudo o que quis porque era incrivelmente sedutora — e não porque era incrivelmente inteligente.

Romance mortal

A rainha do Egito estava longe de ser uma devassa. Júlio César foi provavelmente seu primeiro homem, e Marco Antônio, o segundo (e último). Não há registro confiável de outros envolvimentos amorosos, afinal, seus casamentos anteriores com seus irmãos se deram quando eles eram muito jovens.

O relacionamento entre Cleópatra e o general Antônio foi longo — durou 11 anos — e, de forma geral, divertido. Eles fizeram o que chamaram de pacto de boa vida e apelidaram a si mesmos de Inimitáveis Viventes, adorando promover grandes banquetes e festas.

Entretanto, o casal teve uma morte trágica: ao perder a disputa pelo poder do Império Romano contra Otávio, Marco Antônio acabou esfaqueando a si mesmo após ouvir que sua amada havia se suicidado. Em uma confusão histórica, Antônio morre nos braços de Cleópatra, que se suicida posteriormente para não ser presa por Otávio.

O Túmulo 

Templo de Osíris em Taposiris Magna, no Egito / Crédito: Wikimedia Commons
Encontrar a tumba de Cleópatra e Marco Antônio teria uma importância arqueológica fenomenal. E os estudiosos estão muito perto disso: desde 2009, pesquisas e escavações vêm sendo realizadas no antigo sítio arqueológico de Taposiris Magna, a 30 km de Alexandria, onde foram localizadas moedas com a face de Cleópatra e uma máscara atribuída ao rosto de Marco Antônio. Para os arqueólogos, uma certeza é que os dois foram enterrados juntos.

O proeminente arqueólogo egípcio Zahi Hawass, em conferências e entrevistas de divulgação, tem confirmado a proximidade da descoberta: “A pista que temos é que ela pode estar em um Templo de Osíris e Ísis. Estamos fazendo as escavações no lugar e já encontramos uma linda escultura com a face de Cleópatra, moedas com seu rosto e algumas múmias, duas com ouro, e isso nos mostra que pessoas muito importantes foram enterradas lá. Não posso dizer que este é o lugar, mas estamos animados com o que descobrimos até agora”, afirma Hawass.

Fonte:
UOL :Aventuras na Historia