Os cristãos coptas seguem um calendário diferente do que, digamos, os católicos romanos. Para os coptas, o Natal cai no dia 29 do mês Koiak, que se assemelha ao dia 7 de janeiro no calendário gregoriano (e no dia 25 de dezembro no calendário juliano). O calendário copta é baseado no calendário solar usado no antigo Egito. Em qualquer caso, o importante a lembrar é que o Natal no Egito é celebrado no dia 7 de janeiro.
Durante o mês que antecede o Natal, há um ritual tradicional que eles fazem. Aos sábados se unem para cantar louvores, aos domingos vão a missa bem cedinho da manhã e fazem jejum de qualquer alimento de origem animal que dura os 45 dias antes do Natal. No dia 6 de janeiro há uma missa noturna especial sobre o nascimento de Jesus, a principal missa é realizada na Catedral de São Marcos, no Cairo. No dia seguinte as pessoas se reúnem em casa para se deliciar com os tradicionais comidas natalinas, também trocam presentes e se deliciam com doces e biscoitos especiais.
O Natal é um período especialmente amado no Egito, devido às suas associações com a fuga da Sagrada Família, logo muitos egípcios lembram-se desta história com carinho e certamente reflete a calorosa hospitalidade da cultura egípcia.
O Egito sempre se veste de vermelho no fim de ano, você vai ver lojas decoradas, árvores de natal e claro este personagem que é tão querido pela criançada, o Noel (Baba Noel). Não importa se é muçulmano ou cristão, o espírito natalino acaba contagiando as ruas, as escolas, as creches, os shoppings e as casas. Mas não se empolgue muito, apesar de ser uma data celebrada no país dos faraós, a atmosfera é bem diferente do que você encontra no Brasil, por exemplo.
Tudo sobre o fim de ano no Egito em 2020
Fim de ano é sinônimo de partilha, de confraternização, de estar junto daqueles que nos fazem bem e uma forma de viver tudo isso é viajando. As viagens durante o final de ano passaram a ser muito frequentes, e cada vez mais os brasileiros buscam um destino especial com atividades e roteiros interessantes. O Egito acabou entrando nessa lista de destinos para as férias de Dezembro, são diversos roteiros que englobam geralmente os itinerários clássicos de Cairo com Cruzeiro no Rio Nilo (navegando entre Luxor e Aswan).
As festividades de Natal são abundantes em dezembro também. Atrações e hotéis voltados para turistas sabem que a maioria das pessoas celebram o Natal em 25 de dezembro, e muitos planejam eventos especiais durante esse período também. Então, se você quiser um feriado de Natal agradável e prolongado, que vai de meados de dezembro até janeiro, o Egito é o lugar certo!
O ponto alto das celebrações tanto do Natal quanto Reveillon acontecem nos hotéis com jantares especiais ou nos Cruzeiros Rio Nilo, e claro que o cartão postal do país não ficaria de fora, as Pirâmides de Gizé ficam iluminadas pelo reflexo dos fogos de artifício na passagem de ano. Ainda no Reveillon Egito vários hotéis organizam jantares com shows de grandes artistas locais.
Memphistours.com/